sábado, 4 de dezembro de 2010

Pixie Lott


Pixie Lott (nascida Victoria Louise Lott em 12 de janeiro de 1991) é uma cantora, compositora, atriz e dançarina inglesa. Desde criança, fez parte de musicais e obras teatrais, tendo aos 14 anos de idade um contrato e assim passou a escrever canções no seu país e nos Estados Unidos. Foi contratada pela gravadora Mercury Records aos 17 anos e começou a produção do seu álbum de estúdio. O seu single de estreia, "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)", atingiu a posição número um na tabela musical UK Singles Chart em junho de 2009, tornando-a uma das maiores revelações do ano. Em setembro, o single "Boys and Girls" conseguiu o mesmo feito do seu antecessor, promovendo o então álbum de estreia de Pixie, Turn It Up, que na semana de lançamento atingiu o número seis na UK Albums Chart.



Biografia e carreira
1991-2004: Infância e adolescência

Victoria Louise Lott nasceu no dia 12 de janeiro de 1991 em Bromley, especificamente na parte sudoeste externa de Londres,[7] filha de um agente económico e de uma dona-de-casa.[2] A sua mãe, Beverley, deu-lhe o apelido de Pixie ("fada", em inglês) porque, segundo ela, era um "pequeno e lindo bebê que parecia uma".[8] Quando criança, começou a cantar no coral da igreja que frequentava,[1], tendo aos 5 anos de idade aulas na escola Sábado de Associados Italia Conti, em Chislehurst, e aos 11 entrou para a Academia de Artes Cênicas Italia Conti, onde ganhou uma bolsa de estudo. Aos 13 anos, mudou-se com seus pais e os dois irmãos mais velhos para Brentwood. Mesmo estudando, ela atuou no musical Chitty Chitty Bang Bang, no London Palladium, e na produção da BBC 1, Celebrate The Sound of Music, como a personagem Louisa Von Trapp, além de cantar na ópera de Roger Waters, Ça Ira.[9]

2005-2008: Início da carreira

Em 2005, Pixie audicionou no jornal britânico The Stage, e para isto fingiu ter 16 anos de idade, quando tinha apenas 14. Ela foi contratada por um empresário, David Sonenberg, e passou os dois anos seguintes escrevendo canções pela companhia Sony/ATV Music Publishing, ora na Inglaterra, ora nos Estados Unidos.[1] Em 2006, ela entrou para a gravadora Island Def Jam depois que o produtor L.A. Reid ouviu algumas de suas canções de demonstração, mas por causa de uma troca de agentes e brigas saiu dela. Ela também esteve no videoclipe do single do cantor Mika, "Love Today", como uma de suas dançarinas auxiliares.[10] Aos 17 anos, assinou um contrato com a Mercury Records na Inglaterra e a Interscope Records nos Estados Unidos, e teve de conciliar seus testes para o Certificado Geral de Ensino Médio com viajens para estúdios, onde começou a gravar seu álbum de estreia. A partir deste momento, usou seu apelido Pixie como parte de seu nome artístico.[7][11]

2009: Turn It Up

Para primeiro single do seu álbum de estréia é escolhido a canção "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)", com lançamento agendado para 06 de junho de 2009. As gravações do videoclipe começam e Trudy Bellinger é escolhido como diretor. O clipe é lançado apenas para o MySpace inicialmente, depois para o site Youtube, onde logo ganha mais de três milhões de visualizações. No dia do lançamento, o single conseguiu rapidamente o topo do Itunes Stores, e na semana seguinte tornou-se número um na UK Singles Chart depois de mais de 50 mil vendas digitais, deixando segundo fontes, a cantora chocada com o sucesso do single. [12] O single fez bastante sucesso, passando uma semana no número um, mais três semana no top dez, onze semanas no top quarenta e dezoito semanas no top setenta e cinco, além de conseguir o primeiro no arplay. Em 08 de Junho, a canção é utilizada para promover o lançamento do jogo The Sims 3, e é gravada em "Simlish", língua fictícia da série[13]. O single teve um sucesso considerável mundialmente, alcançando o top quarenta em onze países, incluindo o top dez, com picos de número oito, na Dinamarca e top dez na França. A prata só foi certificada pelo British Phonographic Industry em 28 de agosto de 2009, depois do single vender 200.000 cópias apenas no Reino Unido.[14]

Em 15 de agosto de 2009, Lott faz sua primeira grande apresentação ao vivo no primeiro MTV World Stage Malásia ao lado de Hoobastank, The All-American Rejects, Kasabian, Boys Like Girls, Estranged e Raygun.[15]

Após o sucesso do primeiro single, em julho de 2009, seu segundo single é escolhido. Com lançamento do clipe em 27 de julho, "Boys and Girls" é lançada oficialmente em 5 de setembro, e na semana seguinte lidera o topo do UK Singles Chart. Durante a semana em que alcançou o número um, o single vende 50.000 cópias. [16] Nas semanas seguintes, passou dezenove semanas consecutivas no top setenta e cinco, incluindo oito no top quarenta. A canção foi lançada nos Estados Unidos como seu single de estréia no país em 24 de agosto de 2010, mas até o momento não figurou no Hot 100 da Billboard ou em qualquer outro chart estadunidense.

Em 14 de setembro de 2009 seu álbum de estréia Turn It Up é lançado. Com uma intensa turnê promocional, Lott visitou a região da Ásia-Pacífico para promover o disco e o seu single 'Mama Do'. O álbum estreou no número seis no UK Album Chart e soma atualmente mais de 600.000 cópias apenas no Reino Unido, sendo assim, certificado com Platina Duplo pela British Phonographic Industry em agosto de 2010.

Como terceiro single do álbum é confirmada como escolha a canção "Cry Me Out" com lançamento em 23 de novembro de 2009[17] . O videoclipe é dirigido por Jake Nava (diretor de vídeos de Beyoncé, Leona Lewis e Shakira) e filmado em Cuba. "Cry Me Out" não repetiu o grande sucesso de seus dois primeiros singles, mas trouxe a Pixie seu terceiro top 15 (com peak de #12) na UK Singles Chart e o terceiro single consecutivo a ser a canção número um das mais tocadas nas rádios do Reino Unido.

No final de 2009 grava seu primeiro dueto. Dividindo o vocal com o Espanhol David Bisbal na canção intitulada Sufrirás, a cantora fez uma mesclagem entre o inglês e espanhol. Em meados de agosto de 2010 a cantora também grava um dueto com Stan Walker. A canção, 10º faixa do último disco de Stan, foi intitulada com o nome The One, música em que a cantora ajudou na composição. Outra composição sua que foi utilizada por outros cantores é "You Broke My Heart", que foi gravada por Alexandra Burke e está no primeiro álbum de estúdio da vencedora do programa The X Factor.

O quarto single, Gravity foi lançado no Reino Unido em 08 de março de 2010, após a estréia do seu vídeo no Canal 4 em 06 de fevereiro de 2010. Nessa época, Lott ganhou dois prêmios MTV EMA (MTV Europe Music Awards 2009), Best UK & Ireland Act e Melhor Artista Push. A canção foi seu pior desempenho nos charts britânicos, mas deu a Pixie seu quarto Top 20 consecutivo.

Em novembro, a faixa "The Way the World Works" de seu disco de estréia é utilizada no drama médico Private Practice .

2010 atualmente: Estreia em filme, The Crazy Cats Tour e Turn It Up Louder e "Fred the Movie" Em janeiro, Lott é nomeada para o British Breakthrough Act nas categorias Artista Solo Feminina Britânica e Single Britânico em 2010. [18] Em 23 de Fevereiro de 2010, a cantora grava pela primeira vez uma canção de trilha sonora. Intitulada "Live For The Moment", a canção faz parte da trilha sonora do longa Street Dance 3D . Em 23 de Maio de 2010, Lott canta na Radio 1 Big Weekend, em Bangor, País de Gales do Norte, e em 04 de julho de 2010 se apresenta no T4 On The Mar.

No período de 23 de abril a 24 de maio de 2010, Lott sai em turnê com Rihanna na ’’Last Girl On Earth Tour’’, turnê de apoio à seu novo álbum Rated R. Pixie faz os shows de abertura apenas no Reino Unido em cerca de 10 shows.[19]. Mêses depois, começam as gravações de seu primeiro filme. Em agosto de 2010, Pixie Lott estréia no filme Fred: The Movie com lançamento apenas para TV, apenas exibição no canal Nickelodeon. [20].

Depois de especulações, é escolhido para quinto single do álbum a canção-título "Turn It Up", com lançamento em 07 de junho de 2010. Com bom desempenho, não visto desde de seu terceiro single, nas paradas britânicas, alcançou a posição onze, sendo o quinto top 20 da Pixie no país. Na Irlanda, a canção conseguiu um bom desempenho no país não visto desde do segundo single "Boys and Girls".

Depois da pequena turnê promocional que fez na Oceania, Europa e no Japão acompanhando as The Saturdays, Pixie anuncia sua primeira turnê solo, chamada de The Cats Crazy Tour, para os meses de novembro e dezembro. Durante este periodo, a cantora se apresentará para mais de 40 mil pessoas ao redor do Reino Unido. Em outubro viaja aos Estados Unidos e revela planos para se lançar no mercado dos EUA.

Atualmente trabalha no single "Broken Arrow", sexto single a ser lançado no Reino Unido com lançamento oficial em outubro, e no relaçamento do seu álbum de estréia na Europa, previsto para 18 de outubro.
[editar] Turn It Up EUA

A cantora está trabalhando em seu álbum de estreia nos Estados Unidos e já conta com duetos de Jason Derulo[21] e Joe Jonas. O álbum tem com data de lançamento prevista para o fim do ano, e já conta com três músicas escritas com colobarações de Chris Braide e Cathy Dennis.



Discografia

* Turn It Up (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário